top of page
Buscar

4 Principais benefícios do Treinamento Funcional na reeducação de movimento.


Se você chegou até aqui, creio que o Tênis desperta as suas melhores emoções e reações. Estar em quadra, para muitos, é uma paixão, para outros um grande desafio, por conta das limitações de movimento. Com o objetivo não só de melhorar a qualidade de movimento, mas a qualidade de vida das pessoas, o Treinamento Funcional define um novo conceito em cuidado com o atleta ou praticante recreativo trazendo diversos benefícios para a saúde e bem-estar.


O sistema funciona como uma espécie de Reeducação do Movimento e Treinamento Físico, fazendo com que o indivíduo alcance uma excelente condição física, consequentemente aumentando a sua performance.



1) O poder do Movimento x Exercício no

combate e prevenção de patologias e disfunções 🎾


Dinâmico e 100% assertivo, o Treinamento previne e combate patologias e disfunções em nosso sistema - músculo esquelético, cardiovascular, nervoso e metabólico servindo como um forte aliado na atualidade diante as pressões vividas na sociedade

e a ineficiência dos tratamentos de saúde. Através das sessões de treino realizadas, é possível sentir os grandes avanços na mobilidade, na estabilidade, melhoria em movimentos funcionais padrões como puxar, empurrar, carregar e rotacionar. Desenvolvimento dos sistemas energéticos e cardio (resistência, agilidade, velocidade) e melhora na respiração e muito mais.



2) Melhora na qualidade de vida das pessoas 🎾


O Treinamento além de trazer incontáveis benefícios para a saúde corporal, promove a conexão entre mente e estilo de vida, mantendo a saúde mental em dia. Com os avanços diários : ganho de força, potência, resistência, aumento do controle motor, da agilidade e eficiência, o desgaste mental é abolido, dando espaço ao equilíbrio neuromuscular, estimulando a adoção de atitudes pró-ativas melhorando a auto-estima. Atividades diárias, simples, que antes eram um sacrifício começam a ser realizadas naturalmente, fazendo com que o aluno sinta-se realizado ao criar metas e a superar novos desafios.


3) O impacto positivo do Treinamento Funcional no Tênis 🎾


O impacto do Treinamento no Tênis, o mais específico e técnico, se encontra no último nível da pirâmide da Competência de Movimento seguido de seu meio (Capacidades físicas - força, resistência, velocidade, etc) e base (Competência de movimento - mobilidade, estabilidade e controle). Aqui o foco é no trabalho com os gestos sob uma perspectiva da biomecânica do esporte, respeitando as características do atleta segundo a análise feito pelo profissional, aproximando ao máximo de suas exigências mentais ( percepção, motivação, atenção, decisão, regulação), fazendo com que o seu desempenho aumente consideravelmente.


4) 100% Personalizado 🎾


Através de uma avaliação funcional é feita uma análise rigorosa para a partir daí ser criado um programa de treinamento específico. É analisada: a qualitativa dos padrões de movimento do indivíduo, identificação de problemas de mobilidade, estabilidade e controle neuromuscular, análise do padrão respiratório, análise postural e função vestibular, visual e cerebelar. Cada organismo, cada pessoa é única e merece uma atenção específica voltada para a uma necessidade. Quando estamos bem fisicamente e psicologicamente produzimos mais, performamos melhor, vivemos mais felizes.


A reeducação do movimento potencializa e otimiza todo esse processo fazendo com que consigamos ir ainda mais longe. A hora de se permitir é agora ! A vida é movimento e nós temos o direito de sermos a nossa melhor versão tanto no esporte quanto no dia-a-dia.



Quer saber mais como o Esporte pode te ajudar a dar um novo sentido, proporcionando mais saúde e bem-estar?


Siga-nos também no Instagram 👇👇






16 visualizações0 comentário

Tenistas competitivos e recreativos:

A importância do Equilíbrio Funcional para a alta performance no esporte.


Por mais que você, atleta competitivo ou recreativo se dedique ao esporte, dia após dia parece que nada flui, que o seu desenvolvimento está "travado"?


Toda essa situação, pode ser resultado da ausência de Equilíbrio Funcional.


Fundamental para o bom funcionamento do organismo (sistema muscular, articular, nervoso e metabólico), o Equilíbrio Funcional promove uma condição segura para o nosso corpo e mente, a partir do meio ambiente externo em que vivemos, fazendo com que nos tornemos aptos a realizar as nossas atividades diárias com o menor risco de danos estruturais possíveis.



Corpo do Tenista:

Adaptação específica x Equilíbrio Funcional.


O Equilíbrio Funcional e a adaptação são coisas completamente diferentes. Enquanto o Equilíbrio é resultado de formas positivas de integração com o ambiente externo, a adaptação específica acontece a partir da exposição a estímulos repetitivos (funções) seja no esporte, trabalho ou lazer. Por exemplo, o corpo de um tenista acaba se adaptando em função do tempo de treino e competições a que o atleta se submeteu ao longo da vida. Isto não quer dizer que ele esteja em estado de Equilíbrio Funcional, muito pelo contrário.


É bem provável que o seu corpo apresente determinadas compensações que podem-lhe trazer problemas a curto, médio e longo prazo. O mesmo acontece com um profissional que trabalha sentado durante oito horas diárias ou mais no computador.


A longo prazo, a probabilidade que ele desenvolva adaptações musculares, articulares, posturais e metabólicas para desempenhar esta função é muito alta, mantendo o seu corpo em um "determinado limite". Digamos que em um dia esporádico ele decida jogar Tênis como um "esporte de fim de semana". Dessa forma, o seu corpo irá exigir uma capacidade acima da utilizada no dia a dia, aumentando consideravelmente a exposição ao risco.



Desempenho e exposição ao risco:

Como identificar se você está "Equilibrado Funcionalmente"?


Nós temos diversos indicadores/marcadores de equilíbrio/desequilíbrio funcional que podem ser utilizados, como: o IMC (índice de massa corporal), a PA (pressão arterial), medidas de força muscular (apreensão das mãos), mobilidade articular (arco de movimento da coluna) entre outros.


Trazendo para o Tênis de Campo, alguns parâmetros vão influenciar mais ou menos o desempenho e a exposição ao risco de lesões como: as habilidades visuais e cognitivas (percepção e ação) e a mobilidade articular do ombro (determinante da técnica, da força e da tática a ser empregada).


Alguns competidores podem ter boa capacidade cardiorrespiratória e pouca mobilidade articular, por exemplo, enquanto uns podem apresentar ótima mobilidade articular e pouca força muscular, e outros apresentar dificuldade de integrar todas as informações sensoriais e motoras com a cognição/atitude mental. Nesse caso é fundamental a análise de um profissional qualificado para corrigir e alinhar cada déficit.



A importância da preparação física específica para o Esporte (Tênis)


Feita a análise inicial é realizada uma análise completa da modalidade e demandas físicas, técnicas, táticas e mentais do aluno (tenista competitivo ou recreativo). Na sequência deve ser criado um planejamento de preparação física específico.


Além disso, é fundamental que o especialista saiba a fundo as capacidades do tenista, identificando a sua atual condição a fim de elaborar uma estratégia de treinamento 100% personalizada e eficiente.

Com a estratégia específica é possível reduzir drasticamente a exposição ao risco de lesões do atleta alcançando a sua melhor performance, proporcionando uma experiência ainda mais incrível em desempenho, saúde e qualidade de vida.

Um acompanhamento, planejamento e revisões constantes neste processo são a chave para a obtenção de resultados significativos e de uma prática esportiva ainda mais prazerosa e produtiva.


 

Pedro Simão


Personal Trainer e Especialista em Saúde/Performance Emagrecimento e Fortalecimento


Quer saber mais sobre o universo do Tênis, ter acesso a dicas e informações?


Siga-nos também no Instagram 👇👇




21 visualizações0 comentário


👉PERMITA-SE FAZER DIFERENTE!👈



Com mais de 20 anos de experiência no esporte, Pedro Queiroz, desenvolveu um programa de aulas especialmente para você que não sabe mais a quem recorrer e se sente paralisado na sua vida devido a ansiedade, a depressão, a falta de confiança em si mesmo, entre outras.


Com uma metodologia exclusiva focada em CUIDAR DE PESSOAS, nos dedicamos diariamente a desenvolver a liberdade emocional de cada aluno através do esporte, porque entendemos que é a partir dela onde tudo acontece.



Benefícios:


🏸 Melhora a confiança em si mesmo;

🏸 Mais calma, foco, organização na criação e alcance de metas;

🏸 Melhora o bem-estar, aumento da positividade para lidar com as situações;

🏸 Reduz da procrastinação, ato de deixar as coisas sempre para depois e nunca concluir;

🏸 Redução do estresse, mais produtividade.




 

Reverta essa situação com apenas

🏸 UMA JOGADA! 🏸

 

E muito mais…


🥎 Material 100% incluso.

📍 Local: Lagoinha Tênis





👇Agende Agora uma aula experimental gratuita e seja bem vindo ao novo!👇




23 visualizações0 comentário
bottom of page