top of page
Buscar

A importância do Equilíbrio Funcional para a alta performance no esporte.


Tenistas competitivos e recreativos:

A importância do Equilíbrio Funcional para a alta performance no esporte.


Por mais que você, atleta competitivo ou recreativo se dedique ao esporte, dia após dia parece que nada flui, que o seu desenvolvimento está "travado"?


Toda essa situação, pode ser resultado da ausência de Equilíbrio Funcional.


Fundamental para o bom funcionamento do organismo (sistema muscular, articular, nervoso e metabólico), o Equilíbrio Funcional promove uma condição segura para o nosso corpo e mente, a partir do meio ambiente externo em que vivemos, fazendo com que nos tornemos aptos a realizar as nossas atividades diárias com o menor risco de danos estruturais possíveis.



Corpo do Tenista:

Adaptação específica x Equilíbrio Funcional.


O Equilíbrio Funcional e a adaptação são coisas completamente diferentes. Enquanto o Equilíbrio é resultado de formas positivas de integração com o ambiente externo, a adaptação específica acontece a partir da exposição a estímulos repetitivos (funções) seja no esporte, trabalho ou lazer. Por exemplo, o corpo de um tenista acaba se adaptando em função do tempo de treino e competições a que o atleta se submeteu ao longo da vida. Isto não quer dizer que ele esteja em estado de Equilíbrio Funcional, muito pelo contrário.


É bem provável que o seu corpo apresente determinadas compensações que podem-lhe trazer problemas a curto, médio e longo prazo. O mesmo acontece com um profissional que trabalha sentado durante oito horas diárias ou mais no computador.


A longo prazo, a probabilidade que ele desenvolva adaptações musculares, articulares, posturais e metabólicas para desempenhar esta função é muito alta, mantendo o seu corpo em um "determinado limite". Digamos que em um dia esporádico ele decida jogar Tênis como um "esporte de fim de semana". Dessa forma, o seu corpo irá exigir uma capacidade acima da utilizada no dia a dia, aumentando consideravelmente a exposição ao risco.



Desempenho e exposição ao risco:

Como identificar se você está "Equilibrado Funcionalmente"?


Nós temos diversos indicadores/marcadores de equilíbrio/desequilíbrio funcional que podem ser utilizados, como: o IMC (índice de massa corporal), a PA (pressão arterial), medidas de força muscular (apreensão das mãos), mobilidade articular (arco de movimento da coluna) entre outros.


Trazendo para o Tênis de Campo, alguns parâmetros vão influenciar mais ou menos o desempenho e a exposição ao risco de lesões como: as habilidades visuais e cognitivas (percepção e ação) e a mobilidade articular do ombro (determinante da técnica, da força e da tática a ser empregada).


Alguns competidores podem ter boa capacidade cardiorrespiratória e pouca mobilidade articular, por exemplo, enquanto uns podem apresentar ótima mobilidade articular e pouca força muscular, e outros apresentar dificuldade de integrar todas as informações sensoriais e motoras com a cognição/atitude mental. Nesse caso é fundamental a análise de um profissional qualificado para corrigir e alinhar cada déficit.



A importância da preparação física específica para o Esporte (Tênis)


Feita a análise inicial é realizada uma análise completa da modalidade e demandas físicas, técnicas, táticas e mentais do aluno (tenista competitivo ou recreativo). Na sequência deve ser criado um planejamento de preparação física específico.


Além disso, é fundamental que o especialista saiba a fundo as capacidades do tenista, identificando a sua atual condição a fim de elaborar uma estratégia de treinamento 100% personalizada e eficiente.

Com a estratégia específica é possível reduzir drasticamente a exposição ao risco de lesões do atleta alcançando a sua melhor performance, proporcionando uma experiência ainda mais incrível em desempenho, saúde e qualidade de vida.

Um acompanhamento, planejamento e revisões constantes neste processo são a chave para a obtenção de resultados significativos e de uma prática esportiva ainda mais prazerosa e produtiva.


 

Pedro Simão


Personal Trainer e Especialista em Saúde/Performance Emagrecimento e Fortalecimento


Quer saber mais sobre o universo do Tênis, ter acesso a dicas e informações?


Siga-nos também no Instagram 👇👇




22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page