top of page
Buscar

POR QUE AS CRIANÇAS DEVEM FAZER ATIVIDADE FÍSICA?


A atividade física é importante para todas as crianças, inclusive para os bebês. O crescimento e o desenvolvimento saudáveis são os principais benefícios da atividade física na infância, mas a atividade física também:


• Auxilia no controle do peso adequado e na diminuição do risco de obesidade;

• Melhora a qualidade do sono;

• Auxilia na coordenação motora;

• Melhora as funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado;

• Ajuda na integração e no desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais;

• Contribui para o crescimento saudável de músculos e ossos;

• Melhora a saúde do coração e a condição física.


Além disso, crianças que são fisicamente ativas tendem a manter a prática de atividade física ao longo da vida.


QUE ATIVIDADES FÍSICAS AS CRIANÇAS PODEM PRATICAR?



Para as crianças, a atividade física é feita principalmente em jogos e brincadeiras ou em atividades mais estruturadas, como a participação em escolinhas de esportes e em aulas de educação física.


Essas atividades físicas devem ser alegres, seguras, supervisionadas pelos pais ou responsáveis e professores e adequadas à idade da criança. Esses cuidados, além de trazerem maior satisfação para a criança, previnem os acidentes.





SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADE FÍSICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS:



Crianças de até 1 ano: brincadeiras e jogos que envolvam atividades que deixem a criança de

barriga para baixo (de bruços) ou sentada movimentando braços e pernas e que estimulem a criança a alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se com ou sem apoio, sentar e levantar, entre outras;


Crianças de 1 a 2 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como equilibrar nos dois pés, equilibrar num pé só, girar, rastejar, andar, correr, saltitar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar, entre outras;


Crianças de 3 a 5 anos: brincadeiras e jogos que envolvam atividades como caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras. Nessa idade, a atividade física também pode ser realizada na aula de educação física escolar, natação, ginástica, lutas, danças e esportes. Ainda, por meio do deslocamento ativo, como a pé ou de

bicicleta, sempre acompanhado dos pais ou responsáveis.


É importante que as crianças sejam fisicamente ativas em vários momentos do dia, vivenciando diferentes experiências de movimento apropriadas à sua fase de desenvolvimento e conforme suas capacidades.




CURTIU?

Entre em contato agora mesmo e reserve sua aula para vivenciar a melhor experiência e de forma rápida, fácil e muito divertida.


 

Material GRÁTIS!



Clique no botão SAIBA MAIS!



22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page